Mentoria de Marketing: O que é? 11 Problemas que a mentoria resolve!

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Colocar um projeto no mundo, seja ele um novo negócio ou simplesmente uma ideia, provoca um friozinho na barriga incomparável. Mas também é uma aventura que exige muitas decisões, envolve riscos e deixa você se questionando: será que já tenho o conhecimento e as ferramentas necessárias para materializar esse projeto? Como garantir que os resultados sejam os melhores possíveis?

Dentre as muitas formas de conseguir essa segurança, a mentoria de marketing é uma das melhores! É que a mentoria de marketing serve para colocar você em contato com a experiência, conhecimento, sabedoria (e sim, ferramentas) de alguém muito mais experiente. Esse alguém já testou, errou, acertou e aprendeu muito – e por isso desenvolveu o feeling necessário para indicar a você os melhores caminhos. 

Quer saber quais são as situações em que a mentoria é mais indicada? Vamos lá!

O que você vai encontrar neste artigo:

O que é Mentoria de Marketing?

Mentoria de Marketing é um acompanhamento estratégico personalizado, no qual um especialista orienta empreendedores ou empresas a desenvolverem e implementarem ações de marketing eficazes. O objetivo é acelerar resultados, alinhar estratégias às metas do negócio e promover crescimento sustentável. É um suporte prático para transformar ideias em resultados reais.

Como funciona uma mentoria de marketing

A mentoria de marketing funciona durante alguns meses e com encontros semanais ou quinzenais, focados no objetivo principal do mentorando (o cliente da mentoria). 

A mentoria começa delimitando melhor qual é o objetivo principal e os objetivos secundários desse processo, e parte então para as decisões que precisam ser tomadas para que isso possa acontecer.

Por fim, estabelece-se um plano de ação e então começam as “tarefas”, conjuntas ou individuais, que vão ajudar o mentorando a alcançar esses objetivos. Durante todo o processo a mentora acompanha tudo isso de perto, ajusta o rumo e sugere melhorias para que a mentoria seja aproveitada ao máximo!

A mentoria de marketing funciona muito bem em 11 Situações

Criar uma estratégia para ter presença online

Se você acompanha os conteúdos do nosso blog, sabe que para fortalecer sua empresa na internet é preciso mais do que criar um blog ou um perfil nas redes sociais. É preciso ter uma presença online forte e alimentar um posicionamento autêntico!

Tudo isso parte da estratégia: uma série de estudos das forças e fraquezas da sua empresa, do mercado em que ela está inserida e dos seus principais concorrentes para criar diferenciação e definir qual é a forma mais adequada de comunicar-se com os clientes para chamar a atenção deles. Não se esqueça: a estratégia é a base. Sem ela, você só desperdiça seus investimentos

Implementar ações concretas de marketing

Você já tem a estratégia de marketing definida? Ótimo! Mas implementar as ações concretas não é tão simples assim. Existem várias ferramentas – como o planejamento de marketing e o calendário de marketing campanhas e de publicações – que podem te ajudar a organizar a execução da estratégia. Isso ainda pode ser combinado a ferramentas de automação, como o mLabs, que nós utilizamos aqui na Mentora de Marketing, e métodos de medição de desempenho. 

Uma das funções da mentoria de marketing é justamente orientar e capacitar você para que não dependa de freelancers ou de uma agência para produzir, postar e acompanhar os resultados da sua publicação de conteúdos para redes sociais e outros canais, como o blog

Utilizar redes sociais de forma estratégica

As redes sociais oferecem uma miríade de possibilidades que vai muito além de fazer posts bonitinhos ou divulgar seus produtos e serviços. Como parte de um planejamento mais amplo, ela pode ser integrada aos seus outros canais e contribuir para atribuir autoridade e confiança ao seu nome. Além disso, é muito valiosa para aproximar você dos consumidores, através de ferramentas como os vídeos no formato reels e os stories. Quer mais? As redes sociais ainda ajudam a fechar vendas por indicação e podem ajudar a criar uma comunidade em torno da sua empresa. 

As possibilidades são infinitas – mas todas elas estão ligadas a um uso estratégico, bem pensado e capaz de definir até mesmo a forma como os textos serão escritos e quais cores serão utilizadas. A mentoria de marketing te dá as direções para fazer as escolhas certas pra isso!

Criar e lançar novos produtos

Esse tópico parece estar mais ligado a outros setores da empresa, certo? Errado! O marketing não se envolve mais apenas na hora de divulgar um novo produto ou serviço: ele precisa ser considerado inclusive na fase de ideação! 

Ajudando você a definir os objetivos, identificar a persona e estudar o mercado para entender se a demanda existe, ele estabelece as bases para a etapa do lançamento, que só acontece no final, e evita o desperdício de investimentos. 

Criar novas fontes de receita e receita passiva

Identificar oportunidades de rentabilizar também é papel dos especialistas em marketing! Isso se deve tanto às revelações que aparecem em uma pesquisa, ferramenta que faz parte do arsenal de um bom marketeiro, quanto à possibilidade de criar produtos intangíveis, que ofereçam conhecimento – como um curso cuja venda possa ser escalada, por exemplo. Algumas conversas com uma mentora de marketing e a análise das suas fontes de receita atuais podem trazer insights inesperados e muito valiosos!

Diferenciar-se da concorrência

Você quer se diferenciar da concorrência mas ainda não sabe muito bem como fazer isso? Sua mentora sabe! Através de uma combinação de ferramentas como a SemRush e métodos específicos de pesquisa e categorização dos seus principais concorrentes, você consegue entender como eles se posicionam no mercado e visualizar as estratégias que utilizam. 

Analisando esses dados com cuidado (e com a ajuda de alguém muito mais experiente), você consegue entender qual é a posição única que você ocupa no mercado – e pode incorporar isso na sua comunicação para atrair os clientes certos! 

Aumentar vendas

Talvez as suas vendas não estejam alcançando o nível desejado porque a estratégia de divulgação não é adequada; talvez o processo de checkout do seu site seja mais difícil do que deveria; é possível ainda que haja alguma incoerência no público-alvo escolhido para o produto – ou algo completamente diferente disso! Qualquer que seja o motivo, um diagnóstico de todas as etapas de produção e divulgação ajudam a identificar as origens do problema. A partir dele, a mentoria estabelece um plano de ação para corrigir o curso e aumentar as vendas!

Acelerar um projeto

Aquele projeto parado na gaveta – ou andando a ritmo lento – não vai ficar assim por mais muito tempo. Com a ajuda de um mentor, é possível realizar em três meses o que você vem tentando colocar em prática há dois anos (e temos como provar: confira o caso de sucesso da Matilde Ferreira!). 

A mentoria é muito útil para acelerar a execução de um projeto porque, além de organizar todo o processo, estabelecer deadlines e fornecer um acompanhamento (e cobranças de prazos) valiosos, ainda traz o conhecimento que pode estar faltando para você chegar à reta final. Com ela, seu projeto finalmente vai se tornar realidade. 

Iniciar uma carreira independente, autônoma ou empreendedora

Ser especialista no que você faz é muito diferente de ter uma carreira independente. Se a sua vontade é prestar serviços sem estar necessariamente ligado a uma empresa, são várias as habilidades que você precisará desenvolver para gerir a carreira. De questões administrativas como a emissão de notas fiscais aos melhores canais para fazer networking, a mentoria te orienta sobre como trilhar um caminho de mais liberdade. 

Abrir o próprio negócio

Empreender fica bem mais fácil (e seguro) quando você inicia essa estrada com a ajuda de uma mentora – que, inclusive, já trilhou o caminho antes de você. Abrir um negócio próprio é ainda mais complexo do que iniciar uma carreira independente porque transforma você, que era “apenas” um especialista, em um gestor de uma empresa. 

Dando os primeiros passos da forma correta, você evita retrabalho depois que a empresa cresce. Ela precisa estar organizada e funcional desde o primeiro momento!

Organizar e vender o serviços de marketing, como freelancer ou agência

Criar (e divulgar) um portfólio atrativo, com uma boa cartela de serviços e preços competitivos, é só uma parte da organização do seu trabalho como especialista, freelancer ou agência especializada

Nesta jornada a mentoria é muito importante porque, além das ferramentas, ainda te ajuda a desenvolver o conhecimento necessário para se posicionar de forma ativa no mercado e conquistar o nicho em que deseja atuar.

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A Mentora de Marketing é a agência mais indicada para ajudar você em qualquer uma dessas missões (e em outras que você idealizar) porque a nossa mentora e CEO tem mais de 20 anos de experiência em consultoria e gestão de negócios e é super atualizada com as tendências digitais porque trabalha com isso todos os dias. 

Nossa mentora e estrategista, Rafaela Sanzi, já contribuiu para micro, pequenas, médias e grandes empresas. Ela tem bagagem, conhecimento e didática para guiar você com segurança e dicas valiosíssimas em direção ao seu objetivo. E ainda tem um bônus: na mentoria, tudo que você recebe e descobre acompanha você pelo resto da sua vida!

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